Logística Reversa: benefício para todos.

Logística Reversa: benefício para todos.

A logística reversa surgiu de uma necessidade simples e urgente: diminuir o descarte de resíduos sólidos urbanos.

Através das iniciativas que surgiram foi possível identificar uma grande contribuição ao desenvolvimento econômico e social, muito embora ainda existe muito a ser feito.

Nesse sentido, a logística reversa na indústria de alimentos e bebidas permite reaproveitar resíduos ou dar a destinação correta a eles, minimizando os impactos no meio ambiente.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos

Infelizmente, até que o poder público e o setor industrial pudessem chegar a um acordo, muito dano foi causado ao meio ambiente. Apenas em 2010 foi instaurada a Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

A responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto é uma das premissas da lei que torna todos responsáveis pelo destino que os resíduos terão, principalmente as embalagens.

O papel fundamental da logística reversa está em servir como um instrumento previsto para pôr em prática esse princípio.

Benefício para a Comunidade e para a Indústria

Mas não é só por causa de sua obrigatoriedade que a logística reversa sobrevive. Seus benefícios foram enxergados pela comunidade, poder público e indústria, tornando essa ação mais interessante para todos.

Ainda assim, sabemos que existe um longo caminho a percorrer, pois apenas 4% do lixo produzido anualmente é destinado corretamente por vias legais.

Para as indústrias de alimentos e bebidas foi um desafio, adequar-se para receber, triar, higienizar e inseri-las no processo produtivo.

Ao longo desses anos de execução algumas lições aprendidas são:

Conscientização

Todos ganham quando conscientizamos o cliente final da importância da reciclagem, bem como do correto destino de resíduos.

Ou seja, a conscientização das pessoas físicas precisa ser o principal alvo de campanhas educacionais sobre coleta seletiva, tendo em vista que todos ganham com a preservação do meio ambiente.

Isso envolve o apoio do setor público, instituindo e organizando os dias da coleta de recicláveis, algo que nem sempre ocorre, principalmente em bairros mais afastados e periféricos.

Recuperação

Nesse sentido, a recuperação das embalagens requer um esforço do time de marketing, que pode criar campanhas de incentivo e orientações claras quanto as condições de retorno da embalagens pós-consumo

Esse é o principal elo entre o resíduo e a reciclagem. Ou seja, onde se viabiliza o processo da logística reversa de embalagem.

Dessa maneira, pode ser necessário os investimentos em sistemas e ferramentas específicas que possibilitem o monitoramento e validação do fluxo operacional de recebimento, transporte, armazenagem e distribuição desses resíduos.

Destinação

Muito embora a indústria de alimentos e bebidas não seja a fabricante da embalagem, é nela que a embalagem é utilizada como matéria-prima e reciclada. Isso diminui os impactos gerados no meio ambiente e até mesmo os custos de produção (em alguns casos).

Portanto torna-se importante que a embalagem pós-consumo chegue até a empresa que irá prepará-la para reutilização ou reciclagem. Somente assim o ciclo será fechado e considerado oficialmente como ’logística reversa’.

Como bares e restaurantes podem se beneficiar da Logística Reversa.

Primeiramente existe a necessidade latente da diminuição dos resíduos sólidos, principalmente nas regiões urbanas.

Proprietários e proprietárias de bares e restaurantes podem obter benefícios financeiros quando optam por embalagens reutilizáveis em seu estabelecimento, além disso, exercem a responsabilidade socioambiental que todos devemos ter.

Os fornecedores que oferecem desconto ou utilizarem o sistema de refil, quando possível, podem se beneficiar também, além de contribuir para a diminuição da poluição.

Pensar no Meio Ambiente é lucrativo de várias formas

Um bom exemplo disso são as empresas de cosméticos que utilizam, há bastante tempo, o sistema de refil para muitos de seus produtos.

Esse formato de venda, além de diminuir o descarte de plástico no meio ambiente, também fideliza clientes.

Portanto, essa é mais uma modalidade de vendas que pode aumentar a lucratividade e o volume de vendas dos seus produtos.

Sistema de automação para controle de estoque na logística reversa.

Como o assunto é logística, então vamos falar de controle de estoque. O sistema de automação comercial da iDCS possui o módulo de controle de estoque e pode ser utilizado também em logística reversa.

Um sistema de controle de estoque adequado também contribui evitando o desperdício de alimentos e insumos.

Pode-se reduzir despesas, bem como aumentar o lucro sem prejudicar o planeta, quem não quer?

Produção de Lixo é alarmante

Em conclusão, a importância da logística reversa e conscientização sobre a reciclagem, hoje em dia são 1,5 milhão de empresas o ramo alimentício, que produzem em média 150 mil toneladas de lixo por ano.

Só em São Paulo e em 31 municípios da região metropolitana por exemplo, são 12.500 restaurantes, 15 mil bares, 3.200 padarias e 1.200 pizzarias.

Os dados são do Sindicato de Bares e Restaurantes de São Paulo e do relatório sobre o setor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que sinaliza o grave problema da grande geração de resíduos no país.

Conheça a iDCS!

Estamos há mais de 24 anos no Mercado!

A iDCS Automação ( Intelligence Data Cloud System ), é uma das principais desenvolvedoras de softwares de gestão exclusivos no ramo alimentício, contribuindo com a facilidade de gerenciamento de cada negócio.

Atendemos às necessidades específicas de cada cliente, oferecendo uma gestão eficiente para empresas de todos os portes.

Quer tornar sua empresa ainda mais lucrativa? Fale com a gente!

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

um × 1 =